sexta-feira, 16 de abril de 2010

TiPoGRAFia


"A tipografia (do grego typos — "forma" — e graphein — "escrita") é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objectivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Por analogia, tipografia também passou a ser um modo de se referir à gráfica que usa uma prensa de tipos móveis. A tipografia clássica baseia-se em pequenas peças de madeira ou metal com relevos de letras e símbolos — os tipos móveis. Tipos rudimentares foram inventados inicialmente pelos chineses. Mas, no século XV, foram redescobertos, por Johann Gutenberg, com a invenção da prensa tipográfica. A diferença entre os tipos chineses e os de Gutenberg é que os primeiros não eram reutilizáveis. A reutilização dos mesmos tipos para compor diferentes textos mostrou-se eficaz e é utilizada até aos dias de hoje, constituindo a base da imprensa durante muitos séculos. Essa revolução que deu início à comunicação em massa, foi cunhada pelo teórico Marshall McLuhan como o início do “homem tipográfico”."

Na tipografia, as fontes tipográficas (ou apenas fontes) são classificadas em 4 grupos básicos: as com serifas, as sem serifas, as cursivas e as fontes dingbats.




"As fontes serifadas caracterizam-se pela presença de arremates nas partes superiores e inferiores das letras, ou seja, são pequenos traçoes aplicados às extremidades das letras. É um recurso antigo, nascido na escrita manual, um luxo que se perdeu no tempo e na correria da modernidade. Contudo, ela possui aspectos funcionais importantes: ela guia os olhos do leitor de uma letra para a outra, por isso, são muito usadas em grandes volumes de textos, como em livros."

Toda e qualquer fonte tipográfica é composta por elementos distintos, tais como:




Percebe-se, portanto, que a tipografia, de alguma forma, foi sendo ensaiada na pré-história, quando os homens primitivos esculpiam os caracteres nas paredes das cavernas em forma de desenhos, para representar as tarefas do seu quotidiano. Com o tempo, o significado da tipografia foi-se transformando, evoluindo como método de impressão e com o design dos tipos, estando hoje inserida como um dos elementos mais importantes na comunicação dos projectcs gráficos de design.

Sites:
http://cafedomizio.blogspot.com/2009_06_01_archive.html
http://janelavista.wordpress.com/2008/11/21/conceitos-basicos-de-tipografia/

Sem comentários:

Enviar um comentário